quarta-feira, 29 de junho de 2016

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MEIO AMBIENTE

Tema: Meio ambiente
 
1º momento: Falando sobre o assunto

Apresentação do livro de escolha para leitura, levantando observações sobre a educação ambiental e interpretação do texto lido. Fazendo intervenção para que percebam que a utilização dos recursos naturais vem sofrendo consequências das atitudes provocadas pelo homem. E que essas resultam consequências que poderão ser irreversíveis, se não fizermos algo. A preservação do meio ambiente precisa estar aliada a atitudes sustentáveis, por isso serão feitos questionamentos como:
- Como ter uma atitude de cuidado com o meio ambiente? 
- Qual a importância da natureza em nossas vidas?
- Que ações poderiam fazer para melhorá-la?
Para que isso seja resolvido é necessário instrução, para que tenhamos uma visão crítica e reflexiva de nossos atos, para que possamos melhorar o mundo que nos cerca. Para ilustrar o assunto assistirão a0 filme “Ambiente Saudável” (Turma da Mônica).

2º momento: Discutindo sobre coleta seletiva

1. Formação de um grande grupo;
2. Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se agrupem em quantidades. Exemplo: (5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis);
3. A sala já deverá estar previamente preparada;
4. Inicia-se a aula com um texto reflexivo, sobre meio ambiente, de escolha do professor, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto.
5. Será proposta a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;
6. Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;
7. Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...
Serão levantadas as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.

3º momento: Hora da reflexão

Nesse momento os alunos deverão refletir sobre a localidade onde vivem levantar demandas e buscar soluções. Como exemplo, podemos destacar o deslocamento por meio de bicicletas e caminhadas para pequenas distâncias e o uso de sacolas próprias nas compras em supermercado. Será feito estudo com outras leituras com estatísticas, refletindo sobre o desperdício e situações problemas envolvendo tempo de decomposição dos lixos. Fazer levantamento dos produtos que utilizam embalagens plásticas, comparar um produto atual com tempos passados, de forma com que os alunos percebam que o descarte dessas embalagens no meio ambiente leva muitos anos para se deteriorarem, interferindo na qualidade ambiental. As indústrias optaram pelo uso de embalagens plásticas por serem mais baratas, com isso aumentam se os benefícios e socializam os custos com a população. Após esse estudo deve ser construída com os alunos uma tabela com os anos que representam o tempo de decomposição de cada tipo de objeto e demonstrar através de gráfico, também confeccionado juntamente com os alunos. Produzir e resolver situações problemas focando operações aritméticas, medidas e grandezas.

4º momento: Usando tecnologia para aprender

Conversa informal sobre o assunto “POLUIÇÃO”, discussão e levantamentos de hipótese e possibilidades. Após a reflexão será feito a releitura do livro “A POLUIÇÃO TEM SOLUÇÃO” focando as formações de frases. Atividades relacionadas à coleta seletiva, as lixeiras correspondentes de acordo com as cores indicadas e utilização de computadores para pesquisas e jogos educativos.

5º momento: Sensibilizando através da música

1. Serão apresentados diferentes estilos musicais e canções consagradas para que os alunos possam se inspirar. Músicas de conscientização como “Planeta Água” e “Herdeiros do Futuro” com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso dos recursos.
2- O professor irá propor atividades relacionadas às letras das músicas fazendo interpretação textual.
3- Será feita lista com ações de conscientização que podem ser aplicadas no nosso dia a dia com foco na ortografia.
4- O professor irá propor que se ilustre as letras das músicas utilizando figuras com peças do tangram.

6º momento: Organização em grupo

1. Os alunos deverão preparar uma peça de teatro sobre “educação ambiental”, que será apresentada para as outras turmas do Ensino Fundamental.
2. Os alunos serão divididos em grupos, e cada um escolhe como vai atuar: direção, figurino, produção, divulgação, encenação ou trilha sonora. (Todas as atividades terão a orientação do professor).
3. Serão disponibilizados horários específicos para os ensaios e para as demais equipes executarem suas atividades (produção de brinquedos e objetos com sucatas).
4. Será proposta pelo professor uma produção textual, na qual serão abordadas possíveis soluções para o problema do lixo. (acróstico, paródia, sequência de cenas ou utilizar outra metodologia).
5. Os alunos serão orientados a pesquisar outras obras e textos que abordem a questão do cuidado com o meio ambiente.

7º momento: Apresentação cultural

Nesse momento os alunos irão expor seus trabalhos, representando o que aprenderam de maneira cênica, exposição em stands com objetos e brinquedos produzidos com sucatas. Utilizarão ainda os jogos e brinquedos feitos com material reutilizado para brincarem, promovendo um momento de lazer e interação.
 
Fonte: http://iunaeduc.blogspot.com.br/2014/12/sequencia-didatica.html

5 comentários: