terça-feira, 28 de junho de 2016

PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE DEVEM ESTAR PRESENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Abaixo, veja um infográfico com os principais elementos que devem estar presentes em uma sala de Educação Infantil para que nesse ambiente a aprendizagem de leitura e escrita ganhe sentido.


1) Cantinho da leitura
Esse espaço bastante comum nas salas de Educação Infantil reúne livros, revistas e gibis em estantes, que devem estar na altura das crianças para que todo o acervo fique a seu alcance. Seu uso constante é essencial para o desenvolvimento de comportamentos leitores nas crianças.


2) Estante de objetos pessoais
A marcação dos objetos pessoais estimula a criança a identificar o nome dela e o dos colegas com a finalidade de encontrar seus pertences.


3) Alfabeto
O alfabeto na parede é uma referência para as crianças identificarem a escrita das letras e notarem a ordem alfabética. Costuma-se adotar a letra bastão maiúscula em sua grafia porque ela individualiza melhor os caracteres, facilitando o reconhecimento deles.


4) Alfabeto móvel
O alfabeto móvel será utilizado pelas crianças para compor escritas diversas, de modo individual ou em duplas.


5) Alfabeto de mesa
A cartela é mais um suporte para a escrita das crianças e funciona como uma miniatura do que já está colocado na parede, facilitando o manuseio.


6) Lista de nomes
É essencial que a lista com os nomes da turma fique em um lugar visível da sala e não possua nenhum atributo, como cor diferente para as letras. A disposição dos nomes, um embaixo do outro, também é importante, pois permite comparações em relação à quantidade e à ordem das letras.


7) Lista de atividades
A lista tem a função de compartilhar com a turma qual será a rotina do dia. As brincadeiras que serão feitas no parque ou contos e autores que as crianças estão lendo também podem ser escritos em cartazes.


8) Calendário
Com dia, mês e ano, o calendário pode ser utilizado para indicar quem são os aniversariantes do mês. Com base nessa informação, o professor pode propor diversas atividades, como a confecção de um cartão de aniversário.


9) Parlendas
Decoradas pelas crianças, que as cantam com o professor em atividades e brincadeiras, as parlendas, cantigas e quadrinhas podem ajudar os pequenos a fazer o ajuste entre o oral e o escrito. Por isso, é interessante deixar expostas as mais conhecidas pela turma para servir de referência em situações de leitura.

Fonte: http://novaescola.org.br/nome-proprio/atividades.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário