Olá, pessoal! Tudo na maior belezura?
O post de hoje é um plano de aula sobre os sentidos.
Material necessário: Reportagens
de jornais ou revistas e livros bem ilustrados sobre os sistemas do
corpo humano, meia cartolina por aluno, caneta, lápis, canetinhas
coloridas, fita dupla face, dez pedaços de tecido escuro (que serão
usados como vendas para os olhos dos estudantes), kit para teste do
paladar (alimentos variados e preferencialmente pastosos com sabor doce,
salgado, azedo e amargo, além de pazinhas de sorvete), kit para teste
do olfato (álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada
e água), kit para teste do tato (metal, madeira, gelo, plástico, vidro e
recipiente com água quente) e kit para teste da visão (copos de vidro
contendo água, álcool, água mais açúcar, água mais sal e água mais suco
de limão).
Desenvolvimento: 1ª etapa
Comece
perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o corpo humano. Ouça-os
e, assim que terminarem, faça algumas perguntas: "Por que algumas
pessoas espirram ao olhar para o Sol? Por que precisamos tomar água?
Como conseguimos ouvir mais de um som ao mesmo tempo? É verdade que não
sentimos o gosto de um remédio quando tampamos o nariz?". Para
responder, as crianças farão pesquisas em casa, com a ajuda dos pais.
Você deve indicar sites confiáveis. Essas questões levarão os alunos
a investigar e constatar que, embora os sistemas do corpo sejam
abordados individualmente nos livros, eles estão interligados.
2ª etapa: Baseando-se
nas respostas pesquisadas pelos alunos, abra uma discussão que
esclareça todas as dúvidas. Peça que tragam para a etapa seguinte
livros, revistas e tudo mais que encontrarem sobre os sistemas do corpo -
com muitas fotos e ilustrações.
3ª etapa: Com
todo o material disponível, selecione os melhores e junte-os ao
material separado por você. Em seguida, conte uma história que envolva
os sistemas do corpo, usando as fotos e ilustrações reunidas para
exemplificar o que está sendo contado. Finalize a etapa explicando que
os sentidos nos conectam ao ambiente e levam informações para os nossos
sistemas.
4ª etapa: Leve
para a sala o kit paladar. Vende os olhos de alguns alunos voluntários e
peça que identifiquem qual é o alimento provado. Coloque em discussão:
"Como eles conseguiram identificar os sabores e quais sistemas foram
usados para fazer essa identificação?".
5ª etapa: Os
alunos que participarem desta etapa devem entrar na sala de olhos
vendados. Aproxime os líquidos do kit olfato do nariz de cada um. Em
seguida, pergunte para a turma: "Por que eles não precisaram da visão
para identificar certos cheiros?". Explore os conceitos de memória
olfativa e sistema nervoso.
6ª etapa: Nesse
momento da atividade, todos os alunos podem participar. Os copos com os
líquidos do kit visão devem estar dispostos lado a lado, numerados de
um a cinco, e os alunos devem manter uma distância que não permita
sentir o cheiro das substâncias (para não interferir no resultado).
Coloque no quadro, em ordem invertida, as substâncias presentes nos
copos. No caderno, as crianças terão de colocá-las na ordem certa
utilizando apenas o sentido da visão. Depois, cinco voluntários vão se
aproximar e tentar descobrir o que é cada substância usando apenas o
olfato. Se não conseguirem, permita que experimentem o sabor (exceto o
do álcool). Converse com a turma sobre a importância da relação entre os
sentidos e como um ajuda o outro a interpretar o ambiente.
7ª etapa: Vende
os olhos de seis alunos. Com a ajuda de mais seis colegas, solicite que
passem um objeto do kit tato no antebraço de um amigo vendado. A
maioria não conseguirá acertar o que é. A última chance será pegando o
objeto nas mãos. O aluno deve descrever a experiência e explicar por que
é mais fácil identificar os objetos com as mãos.
8ª etapa: Peça
que os alunos registrem o que aprenderam. Cada um deve receber meia
cartolina para escrever o que mais gostou sobre o tema e formular uma
pergunta, assinar seu registro e pendurá-lo em algum lugar da escola.
Produto final: Registro dos alunos.
Avaliação: O
depoimento será o alvo principal da avaliação, já que retratará todo
conhecimento que o aluno adquiriu durante o processo. É importante
avaliar a participação e o interesse durante as vivências.
Flexibilização: Para
trabalhar com alunos com deficiência auditiva (que faz leitura labial e
está em processo de alfabetização), amplie o objetivo para que ele
perceba que, na falta de um dos sentidos, os outros tendem a se
desenvolver mais. Na 1ª etapa, junto com as perguntas, encaminhe aos
pais um bilhete esclarecendo os objetivos da pesquisa.
Na segunda etapa, posicione o aluno de modo que ele possa ver todos e peça que as outras crianças falem voltadas para ele.
Na terceira etapa, recomendam-se os mesmos procedimentos da etapa anterior.
Durante as etapas 4, 5, 6 e 7, converse com a turma sobre como vivem e se desenvolvem as pessoas que não têm determinado sentido.
Na terceira etapa, recomendam-se os mesmos procedimentos da etapa anterior.
Durante as etapas 4, 5, 6 e 7, converse com a turma sobre como vivem e se desenvolvem as pessoas que não têm determinado sentido.
Deficiências: Auditiva
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/uma-viagem-pelos-sentidos
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