O WhatsApp tem sido cada vez mais adotado como uma versátil
ferramenta de comunicação nas escolas – não tinha como ser diferente,
afinal, só no Brasil, o aplicativo contabiliza mais de 100 milhões de
usuários!
Pensando nisso, reuni algumas das possibilidades de bom uso da ferramenta na escola:
- Facilitar o compartilhamento entre a equipe: os grupos criados dentro do aplicativo permitem que os professores troquem experiências sobre sua prática
pedagógica e indicações de materiais didáticos, atividades, livros,
entre outros.
- Aproximar os pais da rotina escolar dos filhos: a
ferramenta pode ser usada para enviar recados (escritos ou gravados),
informações de eventos, agenda de atividades, comunicados, fotos, dicas
de estudo e relatórios de desempenho escolar dos alunos.
- Disponibilizar conteúdos e atividades extras para os alunos: como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, na perspectiva do mobile learning,
o WhatsApp possibilita a disponibilização de conteúdos no formato de
áudio e vídeo, como podcasts e vídeo-aulas, e a criação de fóruns de
discussão e plantão de dúvidas.
A equipe de reportagem da Nova Escola foi atrás de casos reais de
escolas e professores que conseguiram colocar em prática essas ideias.
Um dos exemplos é de Wagner Soeiro, é professor de Geografia na EM
Darcy Ribeiro, em uma escola pública de São José do Rio Preto, no
interior de São Paulo. Ele criou um grupo para cada classe e usa o
aplicativo para tirar dúvidas sobre a disciplina e compartilhar as
tarefas de casa. Mensagens com gírias típicas das mensagens virtuais e
repostas em áudio são permitidas. O importante é saber se o aluno
aprendeu o conteúdo. Esporadicamente, ele ainda envia desafios para os
grupos, estimulando que se aprofundem em determinados temas. “Com a
facilidade de contato, aumentamos o número de alunos que entregam suas
tarefas e trabalhos”, conta. Afinal, as desculpas de que não sabiam que
tinham lição ou que esqueceram a data de entrega acabaram, já que com o
aplicativo, é possível saber se uma pessoa recebeu a mensagem e se a
leu.
Outra possibilidade foi encontrada pela equipe do Colégio Padre
Ovídio, em Feira de Santana, na Bahia. Por lá, eles aproximaram o
contato com os pais por meio do aplicativo. Quando a garotada tem alguma
excursão para fazer, a equipe gestora cria um grupo e, assim, envia
informes sobre a saída a campo, os objetivos do passeio e, no dia, fotos
da turma. A ideia, segundo a coordenadora Paula Costa, era deixar as
famílias mais seguras em relação às atividades externas e mostrar para
elas as experiências vivenciadas pelos seus filhos. “Os pais elogiaram a
iniciativa”, afirma.
Os relatos mostram que é possível desenvolver tais ações na prática e
que elas resultam em benefícios para todas as partes. Mas não custa
lembrar que o WhatsApp é apenas mais um recurso e não um fim em si
mesmo. Apesar de todos as facilidades e possibilidades que o aplicativo
oferece, não é sempre que uma conversa olho no olho pode ser
substituída, não é mesmo?
Para encerrar, vale dizer que, independentemente da proposta, é
sempre importante usar o recurso de forma criteriosa, ética, respeitosa e
jamais compartilhar quaiquer conteúdos que violem a privacidade ou que
sejam ofensivos. Agora, conte-nos se e como o aplicativo tem sido usado
na sua escola e divida conosco suas sugestões!
Fonte: http://novaescola.org.br/blogs/tecnologia-educacao/2016/07/26/whtasapp-na-escola/?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link
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