Atividade 1: Reúna a turma em círculo e leia histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.
Atividade 2: Realize uma oficina de bonecos negros, brancos, índios, japoneses, deficientes. Ofereça o material necessário. Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa. Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.
Atividade 3: Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos. Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas., romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Ofereça revistas e peça para que cada um recorte e cole os tipos de cabelo que encontrarem. Depois, sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelo (cor, textura, tamanho).
Atividade 4: Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de culinária são momentos ricos para reforçar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes idiomas línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.
Avaliação: Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e autoimagem.
Fonte: http://www.soescola.com/2016/07/contra-o-preconceito-plano-de-aula.html
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