sábado, 28 de fevereiro de 2015

II Congresso e IX Simpósio Brasileiro de Psiquiatria da Infância e Adolescência

PARA REFLETIR: Galera, já faz um tempinho que participei do II Congresso e IX Simpósio Brasileiro de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Aconteceu durante os dias 5 e 6 de dezembro do ano passado. O primeiro dia foi um sucesso e teve como programação os transtornos ansiosos: ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtorno de separação, fobia social (antigo mutismo seletivo) e TOC (que não está mais classificado como transtorno de ansiedade, segundo DSM-5, mas sim como “Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtornos Associados”). O segundo dia contou com conteúdos relacionados ao TDAH, autismo e transtornos alimentares.

Minha intenção ao me inscrever no Congresso foi justamente aprender mais sobre esses transtornos e poder traçar melhores estratégias ao lidar com meus alunos. Gosto de ler sobre esses temas, aprender sintomas característicos e a forma como cada transtorno age no cérebro. Para algumas pessoas, esse assunto pode parecer bem chato, mas para mim é incrível, principalmente pelo meu real desejo de fazer a diferença na vida de cada aluno que passar por mim. Acredito que a falta de informação por grande parte dos professores e escolas torna mais difícil a vida escolar dos alunos e dos próprios funcionários. A criança/jovem sofre e os professores ficam enlouquecidos.

Como estamos na era da informação ao nosso alcance, faz-se necessário, aliás, obrigatório, informarmo-nos sobre tais transtornos, que muitas vezes fazem parte do cotidiano da sala de aula. Estou certa de que a teoria é uma coisa e a prática pode acontecer bem diferente, pois já vivenciei isso também. Porém, aprendi que precisamos ter consciência de que nem todas as nossas estratégias darão certo, afinal, cada criança reage de forma diferente, cada aluno é único e tem suas particularidades, no entanto, com certeza algumas surtirão efeito. Às vezes, pode não parecer grande coisa, mas, sim, naquele momento que você conseguiu contornar um possível "ataque" com um simples gesto ou uma fala, aquele momento que você conseguiu fazer seu aluno realizar a atividade até o fim, mesmo demorando um pouco, sim, naquele momento, meu caro, você foi um grande herói para o seu pequeno e ele sentirá isso.

Um beijo a todos! "Desconhecer crianças significa não se ter condições para trabalhar com elas." (Dr. Francisco Assumpção)

Tia Bia


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Autismo

Gente, tem que ter muita paciência mesmo. Sei que às vezes nos sentimos nervosos, exaustos, mas precisamos respirar fundo e contar até 10. É difícil, eu mesmo já caí no erro de deixar a paciência de lado em alguns momentos, afinal, somos humanos e não somos perfeitos o tempo todo. Porém, com o passar do tempo, fui estudando mais sobre esse tema e me esforçando dentro de sala, para que eu pudesse messsssmo fazer a diferença na vida dessas crianças que tanto precisam da nossa ajuda. Qualquer mínimo avanço que seja, já faz uma grande diferença, é uma grande vitória. E a sensação que o professor tem, ao perceber esses avanços, é indescritível. É preciso muito carinho mesmo e ser muito teatral, pois os autistas são muito visuais e necessitam do lúdico. Temos que entender que o autismo é uma realidade que está presente em diversas escolas, não podemos tapar os olhos e esperar que essas crianças ajam da mesma forma que os outros. Já peguei alguns casos de autistas e de portadores de TDAH e o trabalho precisa ser diferenciado, gente. Vamos entender isso! =)

Eu não escolhi ser professora à toa, eu realmente acredito na nossa profissão e no poder que temos com nossos alunos. Acredito que vocês também não devam ter escolhido essa área à toa também, no entanto, com tantos percalços que sabemos que professores passam em seu dia a dia, muitas vezes, acabamos ficando cansados e desmotivados. Normal! Porém, temos que nos reerguer o quanto antes, voltar com todo o gás, estudar, se informar, pesquisar e, mais uma vez, se tornar o grande mágico da sala de aula.

Um grande beijo a todos os professores!

Tia Bia




segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Oi, gente!

Hoje, posto o mural de dia das mães que fiz com os meus alunos do 2º ano. Dentro de cada coração, as crianças escreveram uma palavra que lembrassem suas mães.

Beijinhos e até a próxima,
Tia Bia


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Oi, gente!

Hoje posto um cartaz que fiz com meus alunos do 2º ano, para o nosso baile de carnaval.

Beijinhos,
Tia Bia

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Boa noite, pessoal!

Galera, os livros da coleção 2014 do banco Itaú já estão disponíveis para solicitação. Eu já solicitei os meus e, com certeza, minha turminha vai adorar!

Quem se interessar, basta clicar aqui e preencher os campos. Depois, é só esperar a coleção ser entregue no endereço que você preferir. É uma ótima oportunidade para professores fazerem contações de história com as suas turmas. Eu já solicitei os meus!

Beijinhos,
Tia Bia =)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014



Hoje, posto um cartaz de Natal que fiz com a minha turma do 2º ano. As crianças adoram confeccioná-lo!

E aí, o que acharam?

Beijinhos,
Tia Bia



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Boa noite, amadinhos!



 O post de hoje é especial!

A postagem sobre a paródia que fiz com a música "Ai, se eu te pego", para ensinar sinais de pontuação aos meus alunos do 2º ano, essa semana ultrapassou os mil acessos. Fico muito feliz de poder compartilhar minhas atividades com outros professores e, mais feliz ainda, por poder ajudá-los nessa missão de educar.
A todos vocês, o meu muito obrigada!

Então, agora postarei novamente a letra da paródia para quem ainda não teve a oportunidade de ler. Também postarei o link do vídeo no Youtube, onde meus alunos cantam a música. No vídeo não tem as imagens, somente o áudio, devido ao direito de imagem das crianças. Para ler a letra, é só rolar mais pra baixo e para ver o vídeo, clique aqui

Enfim, galera, vou ficando por aqui, afinal, hoje é sexta-feira e eu quero descansar rs.

Beijinhos,
Tia Bia

Letra:

Sinais de pontuação

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Vírgula, vírgula, já sei, é pra pausar
Eu vou separar, eu vou, eu vou separar

Sábado fui estudar
Aquele ponto de interrogação
Aprendi e agora vou usar
Toda vez que eu perguntar

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Vírgula, vírgula, já sei, é pra pausar
Eu vou separar, eu vou, eu vou separar

Depois fui aprender
Aquele ponto de exclamação
É usado em frases de medo
Surpresa e admiração

Nossa, nossa, lá vem o ponto final
No fim de uma frase, no fim de uma frase
Qual frase? Qual frase? Eu quero aprender
Frase afirmativa e frase negativa

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Delícia, delícia, agora eu aprendi
Eu vou tirar 10, eu vou, eu vou tirar 10.