sexta-feira, 27 de julho de 2018

PRODUÇÃO DE TEXTO - PONTUAÇÃO

Oi, gente! Como vocês sabem, toda quinta-feira eu dou aula de produção e hoje decidi revisar os sinais de pontuação através de um jogo.

Bom, basta dizer para as crianças que faremos uma brincadeira e a motivação delas já aparece haha. Dividi a turma em dois grupos e falei que o jogo tinha três fases. Eu sabia que essa atividade iria agitá-los, mas não posso deixar de fazer atividades proveitosas por isso.

No primeiro momento, coloquei três imagens no quadro e as crianças que eu escolhi, precisaram formar uma frase de acordo com a foto, usando o sinal de pontuação que estava destacado na ilustração. Quando o aluno terminou de escrever, perguntei pra turma se a frase estava de acordo com a cena e fazíamos pequenas correções ortográficas coletivamente. Após isso, marquei o ponto do grupo. Fiz duas rodadas dessa atividade. Levei as imagens editadas, mas quando coloquei no projetor, ficaram com propagandas, mas usei mesmo assim rs, por isso aparecem meio estranhas na foto.

Depois disso, expliquei que a atividade seguinte estava mostrando as funções dos sinais de pontuação e que eles precisariam colocar o sinal no lugar de cada explicação. Para isso, pedi para os grupos se reunirem para decidir quais crianças iriam ao quadro, pois eram necessárias 6. Após isso, falei que iria cronometrar o tempo de cada grupo e que cada criança só poderia ir ao quadro quando a outra retornasse entregando a caneta.

Os grupos não foram ao mesmo tempo e por isso pude observar as diferentes estratégias que cada um criou. O grupo 1 era mais organizado, tinha uma criança que assumiu o papel de líder, foi organizando e ajudando o grupo a tomar decisões. Já o outro, foi mais bagunçado, com muitas crianças querendo mandar, sem pensar em estratégias.

Dei a largada e o primeiro grupo executou tudo muito bem, apesar de alguns errinhos. Já o segundo, escolheu como primeira pessoa uma aluna bem baixinha, mas a primeira resposta ficava no alto e ela demorou um tempo para conseguir colocar o sinal. Outro aluno do mesmo time, esperou chegar sua vez para ler a função do sinal para só depois pensar na resposta. Ele acabou ficando nervoso e errou.

A partir disso, conversei com todos sobre as estratégias que não foram pensadas. E então, partimos para a última fase, que era o oposto da segunda. Nela, apareceram os sinais, mas sem a função. As crianças precisariam formular uma frase explicando a serventia daquele ponto. Novamente, pedi para os grupos se reunirem para escolher 6 integrantes e pensar nas estratégias.

Antes de ativar o cronômetro, deixei claro que todos deveriam elaborar frases completas, usando letra maiúscula e ponto final. Dei a largada, o grupo 1 novamente foi mais organizado. O grupo 2 pensou no que eu falei e foi melhor dessa vez, mas ainda assim, levou mais tempo para concluir.

No fim, conversamos que foi apenas uma brincadeira, não uma competição e todos levaram numa boa. Também refletimos sobre a importância de um time se comunicar.

Para finalizar, pontuamos um texto coletivamente e encerramos fazendo a cópia no caderno.

Achei a atividade super proveitosa e a turma nem ficou tão agitada como eu imaginei que ficaria.

Beijinhos,
Tia Bia

Instagram: @blogdatiabia_oficial
Facebook: @blogdatiabia
Youtube: BlogdaTiaBia

















5 comentários:

  1. Olá
    Você precisa de financiar um projeto importante, ou você está procurando o financiamento construir ou comprar seu repouso? Não faças mais perguntas. Nós oferecemos-lhe empréstimos imobiliários, empréstimos de carro e empréstimos pessoais para ajudá-lo.
    Email: dimipais13@gmail.com
    https://loanmundo.blogspot.com/
    Obrigado por nos escolher.

    ResponderExcluir
  2. muito legal! onde você conseguiu essas imagens??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Terci.
      Então, eu fiz print de alguns jogos online e passei as imagens pro Word.

      Beijinhos,
      Tia Bia

      Excluir
  3. Interessante este artigo que acabei de ler neste blog, gostei salvei até em meus favoritos no navegador.
    Whatsapp do Balanço Geral

    ResponderExcluir
  4. You’re so interesting! I don’t believe I’ve truly read something like this before. So great to find someone with genuine thoughts on this issue. Really.. many thanks for starting this up. This website is something that’s needed on the internet, someone with some originality!

    CBSE Schools In Samba
    CBSE Schools In Srinagar
    CBSE Schools In Udhampur
    CBSE Schools In Budgam
    CBSE Schools In Kupwara
    CBSE Schools In Poonch
    CBSE Schools In Rajouri
    CBSE Schools In Bilaspur
    CBSE Schools In Chamba
    CBSE Schools In Hamirpur

    ResponderExcluir