Olááá, meus queridos!!!
Estou de volta!!! Nossa, mas que correria esse fim de ano, heim. Caramba!
Bom, ontem foi o último dia de prova na escola em que trabalho. Me despedi dos meus pequenos e como foi maravilhosa essa turma, de fato, será inesquecível. Os alunos cantaram até parabéns pra mim, pois meu aniversário é no fim deste mês, e na saída, não conseguiram se segurar e choraram de soluçar, pois não me veriam mais rs. Agora é só curtirem as férias, ninguém de recuperação, 100% de aproveitamento.
Bom, hoje posto o painel de Natal que fizemos. Percebi que o Natal mexe muito com eles e todos adoraram montá-lo. As crianças fizeram pequenos cartões onde escreveram seus desejos para todas as pessoas nesse natal, depois decoraram, pintaram as bolinhas, o brilho em volta da árvore, a estrela... Enfim, aí está o resultado.
Espero que tenham curtido!
Beijinhos,
Tia Bia.
sábado, 8 de dezembro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Boa noite, galerinha!
Volteeei!!! Estava ocupadíssima com os preparativos para a feira de ciências da escola, que aconteceu dia 06/10. E é justamente isso que postarei aqui. É uma pena não colocar as fotos dos alunos, mas temos que respeitar o direito de imagem.
O tema da turma era a água, desde sua utilidade até o seu uso consciente, passando pelo o ciclo da água e inundações. Caracterizei a sala, tinha até som ambiente. Realizamos várias experiências e ainda tinha um stand só de jogos, para ver se os visitantes compreenderam a mensagem da turma. Formaram-se filas e filas para entrar na nossa sala, elogios consagraram a exposição. Foi um sucesso total! Vejam as fotos!
Beijinhos,
Tia Bia.
Volteeei!!! Estava ocupadíssima com os preparativos para a feira de ciências da escola, que aconteceu dia 06/10. E é justamente isso que postarei aqui. É uma pena não colocar as fotos dos alunos, mas temos que respeitar o direito de imagem.
O tema da turma era a água, desde sua utilidade até o seu uso consciente, passando pelo o ciclo da água e inundações. Caracterizei a sala, tinha até som ambiente. Realizamos várias experiências e ainda tinha um stand só de jogos, para ver se os visitantes compreenderam a mensagem da turma. Formaram-se filas e filas para entrar na nossa sala, elogios consagraram a exposição. Foi um sucesso total! Vejam as fotos!
Beijinhos,
Tia Bia.
![]() |
Rio. |
![]() |
Cartaz sobre as hidrelétricas. |
![]() |
Cartaz sobre a utilidade da água. |
![]() |
Cartaz sobre o ciclo da água. |
![]() |
Cartaz sobre os estados físicos da água. |
![]() |
Cartaz sobre as inundações. |
![]() |
Cartaz com um trecho da carta escrita em 2070. |
![]() |
Cartaz sobre o uso consciente da água. |
![]() |
Jogo dos 7 erros do despedício de água. |
![]() |
Jogo da trilha. |
![]() |
Painel do projeto da turma. |
![]() |
Recebendo os visitantes. |
![]() |
Recebendo os visitantes. |
![]() |
Recebendo os visitantes. |
sábado, 29 de setembro de 2012
Bom sábado, galerinha!
Nossa, estava tão mal, dodói, mas ainda bem que já estou melhorando. Benditos remédios rs! \o/
Bom, hoje estou postando uma fotinho da explicação de um problema de matemática. Acho legal contextualizar bem para os alunos, com o objetivo deles assimilarem a ideia do problema e conseguirem resolvê-lo.
Nossa, estava tão mal, dodói, mas ainda bem que já estou melhorando. Benditos remédios rs! \o/
Bom, hoje estou postando uma fotinho da explicação de um problema de matemática. Acho legal contextualizar bem para os alunos, com o objetivo deles assimilarem a ideia do problema e conseguirem resolvê-lo.
Eles vivem me zoando porque eu não desenho naaaaada. Dá pra perceber, né?
rs. Mas eles conseguiram pegar a ideia e é isso que importa rs. Neste caso, inicialmente, desenhei apenas o aquário com as garrafas. Depois as crianças resolveram o problema no livro e me disseram a resposta, então completei o desenho.
Questão: Celina ganhou um aquário de sua avó. Para enchê-lo, ela precisou de 12 garrafas com 1 litro de água. Quantos litros de água cabem no aquário de Celina?
Beijinhos,
Questão: Celina ganhou um aquário de sua avó. Para enchê-lo, ela precisou de 12 garrafas com 1 litro de água. Quantos litros de água cabem no aquário de Celina?
Beijinhos,
Tia Bia.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A TURMA A CUIDAR DO LIXO
Boa noite, amadinhos! Hoje vamos falar de lixo!
Sempre tive muita preocupação em conscientizar os alunos em relação ao lixo, mas não apenas conversando com eles, pois eles têm apenas 7 anos, precisam mesmo é de exemplos e referências do que é certo e errado. Meu real objetivo é modificar o modo como eles veem o lixo, de como devemos lidar com isso. Que não é simplesmente sair jogando lixo pela rua, é levá-los a perceber e compreender que isso é algo ruim e que pode ocasionar grandes impactos negativos para o meio ambiente e para as pessoas, que sofrem com as "respostas" que a natureza nos dá. Costumo dizer sempre pra eles que se fizermos o bem, receberemos o bem, mas se fizermos o mal, receberemos o mal.
Enfim, levo isso muito a sério, não somente como professora que transmite conhecimento para os alunos, mas tenho toda essa preocupação como cidadã, pois não consigo jogar nada na rua. Se como um chocolate e não tem lixeira na rua, guardo o papel na bolsa, na mochila ou no bolso da calça até chegar em casa. Não gosto de ir embora e deixar minha sala de aula toda suja, pois não é pelo fato de ter alguém da limpeza para limpar, que podemos deixar tudo sujo. Não é assim que funciona, acredito que somos responsáveis pelo lixo que criamos. Para mim, é questão de EDUCAÇÃO e RESPEITO.
Então, hoje posto aqui algumas fotos de como a minha sala de aula fica no final do dia e as estratégias que criei para que as crianças compreendessem a importância desse assunto:
Primeiro momento: Conversei muuuito com eles sobre pessoas que vejo jogando lixo na rua, citei vários exemplos e perguntei se eles já haviam visto algo do tipo. Todo dia eu chegava na sala de aula e contava uma situação diferente de lixo na rua. Uma vez, até citei a minha mãe, que abriu um chiclete no carro e ia jogar o papel pela janela. Contei pra eles que eu briguei com a minha mãe e não a deixei praticar esse ato. Isso é importante para que eles vejam que às vezes, até mesmo nossos familiares cometem esses erros e não é por que são crianças, que eles não podem intervir. Eles podem e devem!
Segundo momento: Decidi fazer uma experiência com eles. Levei duas peneiras, dois potes de sorvete, uma garrafa pet cheia de água, pedras, folhas, papéis, embalagens de biscoito, etc. Pedi para que eles imaginassem que as peneiras fossem os bueiros de rua e, os potes, o esgoto. Peguei a primeira peneira, coloquei em cima do primeiro pote e joguei água. Eles observaram que a água passou facilmente pela peneira e caiu no pote, então expliquei que quando a rua está limpa, toda a água da chuva vai diretamente para o esgoto. Em seguida peguei a outra peneira e o outro pote, mas dentro da peneira coloquei pedras, folhas de árvores, papéis de bala, embalagens de produtos, etc e joguei a água. Eles observaram que a água demorou para escoar e eu expliquei que é exatamente isso que provoca as enchentes. Quando jogamos lixo na rua, o lixo vai se acumulando e quando chove, a força da água vai levando todo o lixo em direção aos bueiros e acaba tapando a entrando dos bueiros, não deixando a água entrar.
Terceiro momento: A lixeira da nossa sala de aula é pequena, portanto devemos utilizá-la de forma inteligente para que o lixo não fique transbordando e deixando um ambiente desagradável. Então, observei que a lixeira ficava constantemente transbordada e acumulando lixo pelos lados, até por que, os alunos lancham dentro de sala e só vão para o recreio após se alimentarem. A partir daí, conversei com eles novamente sobre os cuidados que devemos ter com o lixo e apontei para a lixeira da nossa sala. Mostrei a eles que se amontoarmos tudo não solucionará o problema, pois a sala continuará suja devido ao tamanho da cesta. Então, sugeri que eles colocassem copos dentro de copos, papéis dentro de embalagens maiores, canudos dentro de garrafinhas e por aí vai. E então a cada dia eu selecionava 3 alunos para serem os responsáveis pelo lixo, eram eles que após todo lanche, recolhiam e organizavam como tudo deveria ficar guardado na lixeira, eu nem interferia e no final, eu elogiava, tirava uma foto e eles ficavam se sentindo rsrs. Eles sempre me perguntavam: "Tia, quem vai cuidar da lixeira hoje?" rsrs. Após toda a coleta e a organização do lixo, os três vão ao banheiro para lavar as mãos.
Então, hoje posto aqui algumas fotos de como a minha sala de aula fica no final do dia e as estratégias que criei para que as crianças compreendessem a importância desse assunto:
Primeiro momento: Conversei muuuito com eles sobre pessoas que vejo jogando lixo na rua, citei vários exemplos e perguntei se eles já haviam visto algo do tipo. Todo dia eu chegava na sala de aula e contava uma situação diferente de lixo na rua. Uma vez, até citei a minha mãe, que abriu um chiclete no carro e ia jogar o papel pela janela. Contei pra eles que eu briguei com a minha mãe e não a deixei praticar esse ato. Isso é importante para que eles vejam que às vezes, até mesmo nossos familiares cometem esses erros e não é por que são crianças, que eles não podem intervir. Eles podem e devem!
Segundo momento: Decidi fazer uma experiência com eles. Levei duas peneiras, dois potes de sorvete, uma garrafa pet cheia de água, pedras, folhas, papéis, embalagens de biscoito, etc. Pedi para que eles imaginassem que as peneiras fossem os bueiros de rua e, os potes, o esgoto. Peguei a primeira peneira, coloquei em cima do primeiro pote e joguei água. Eles observaram que a água passou facilmente pela peneira e caiu no pote, então expliquei que quando a rua está limpa, toda a água da chuva vai diretamente para o esgoto. Em seguida peguei a outra peneira e o outro pote, mas dentro da peneira coloquei pedras, folhas de árvores, papéis de bala, embalagens de produtos, etc e joguei a água. Eles observaram que a água demorou para escoar e eu expliquei que é exatamente isso que provoca as enchentes. Quando jogamos lixo na rua, o lixo vai se acumulando e quando chove, a força da água vai levando todo o lixo em direção aos bueiros e acaba tapando a entrando dos bueiros, não deixando a água entrar.
Terceiro momento: A lixeira da nossa sala de aula é pequena, portanto devemos utilizá-la de forma inteligente para que o lixo não fique transbordando e deixando um ambiente desagradável. Então, observei que a lixeira ficava constantemente transbordada e acumulando lixo pelos lados, até por que, os alunos lancham dentro de sala e só vão para o recreio após se alimentarem. A partir daí, conversei com eles novamente sobre os cuidados que devemos ter com o lixo e apontei para a lixeira da nossa sala. Mostrei a eles que se amontoarmos tudo não solucionará o problema, pois a sala continuará suja devido ao tamanho da cesta. Então, sugeri que eles colocassem copos dentro de copos, papéis dentro de embalagens maiores, canudos dentro de garrafinhas e por aí vai. E então a cada dia eu selecionava 3 alunos para serem os responsáveis pelo lixo, eram eles que após todo lanche, recolhiam e organizavam como tudo deveria ficar guardado na lixeira, eu nem interferia e no final, eu elogiava, tirava uma foto e eles ficavam se sentindo rsrs. Eles sempre me perguntavam: "Tia, quem vai cuidar da lixeira hoje?" rsrs. Após toda a coleta e a organização do lixo, os três vão ao banheiro para lavar as mãos.
Quarto momento: Para deixar tudo mais divertido, criei uma musiquinha contendo o nome da faxineira da nossa sala (vocês podem colocar qualquer nome, até mesmo o de vocês), pra ser algo realmente vivido por eles. Enquanto cantamos juntos, vamos catando o lixo "grosso", ou seja, o lixo que realmente está em evidência, coisas "grandes", senão eles varrem o chão com a mão, catando as miudezas e aí as mãozinhas ficam todas sujas e não é esse o objetivo rsrs. Mas isso só fazemos se a sala estiver sujinha, o que NÃO acontece frequentemente.
Eis a música que eles adoram e vivem cantando. Ahhh, também posto a foto de como fica a nossa sala no fim de todas as aulas. E a Tia Rosa pode provar rs.
"VAMOS AJUDAR A TIA ROSA
NA NOSSA TURMA NÃO TEM LIXO NO CHÃO (duas palminhas)
VAMOS AJUDAR A TIA ROSA
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Primavera!!!
Boa noite, queridos amigos!
Ah, que delícia, a primavera chegou! Tem tanta gente que gosta da estação das flores e que até marcam a data do casamento para esse mês rs. Bom, fizemos uma comemoração para o início da estação e elegemos o príncipe e a princesa da primavera. Por trás disso, tivemos uma conversa sobre as próximas eleições que acontecerão no Rio de Janeiro: por que eleger? Quem eleger? Como devemos votar na urna? Quais são as teclas da urna? Como as pessoas votavam antigamente? Como um candidato vence uma eleição? Enfim, debatemos o assunto para que as crianças entendessem melhor todo o esquema de eleição.
Então, fizemos a nossa. Os alunos votaram nos seus candidatos e depositaram o voto na urna. Os vencedores receberam as faixas de príncipe e princesa.
Umas gracinhas, não acham?
Beijinhos,
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Boa noite, amorecos!!!
Nossa, estou cheia de novidades pra postar no blog! Ao longo da semana irei postando pra vocês verem.
Bom, amanhã, dia 25 de setembro, será o dia do trânsito e por isso, realizamos algumas atividades sobre este assunto em sala.
1º: Cantamos e dançamos a música "Atravessar a Rua", da Xuxa. "Tem que parar, olhar o sinal, olhar para um lado e para o outro. Tem que esperar fechar o sinal para atravessar". Todas as crianças que passavam pela sala olhavam e se animavam, pois a alegria dos alunos contagiava os que estavam de fora rs.
2º: Levei fotos de vááááárias placas de trânsito e expliquei a função de cada uma. Depois dividi a turma em 2 grupos, coloquei todos sentados no chão, um atrás do outro. A brincadeira tinha como objetivo dizer as funções das placas. Então, eu mostrava a foto da placa e o último aluno da fila tinha que falar a função no ouviido do amigo da frente até chegar na primeira criança, como telefone sem fio, quem falasse primeiro ganhava.
3º: Levei duas cartolinas com desenhos de situações do cotidiano, dividi a turma em 2 grupos, pedi para que eles decorassem e formassem uma frase.
Olhem só como ficou!
Beijinhos,
Tia Bia.
Nossa, estou cheia de novidades pra postar no blog! Ao longo da semana irei postando pra vocês verem.
Bom, amanhã, dia 25 de setembro, será o dia do trânsito e por isso, realizamos algumas atividades sobre este assunto em sala.
1º: Cantamos e dançamos a música "Atravessar a Rua", da Xuxa. "Tem que parar, olhar o sinal, olhar para um lado e para o outro. Tem que esperar fechar o sinal para atravessar". Todas as crianças que passavam pela sala olhavam e se animavam, pois a alegria dos alunos contagiava os que estavam de fora rs.
2º: Levei fotos de vááááárias placas de trânsito e expliquei a função de cada uma. Depois dividi a turma em 2 grupos, coloquei todos sentados no chão, um atrás do outro. A brincadeira tinha como objetivo dizer as funções das placas. Então, eu mostrava a foto da placa e o último aluno da fila tinha que falar a função no ouviido do amigo da frente até chegar na primeira criança, como telefone sem fio, quem falasse primeiro ganhava.
3º: Levei duas cartolinas com desenhos de situações do cotidiano, dividi a turma em 2 grupos, pedi para que eles decorassem e formassem uma frase.
Olhem só como ficou!
Beijinhos,
Tia Bia.
Assinar:
Postagens (Atom)