sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Autismo

Gente, tem que ter muita paciência mesmo. Sei que às vezes nos sentimos nervosos, exaustos, mas precisamos respirar fundo e contar até 10. É difícil, eu mesmo já caí no erro de deixar a paciência de lado em alguns momentos, afinal, somos humanos e não somos perfeitos o tempo todo. Porém, com o passar do tempo, fui estudando mais sobre esse tema e me esforçando dentro de sala, para que eu pudesse messsssmo fazer a diferença na vida dessas crianças que tanto precisam da nossa ajuda. Qualquer mínimo avanço que seja, já faz uma grande diferença, é uma grande vitória. E a sensação que o professor tem, ao perceber esses avanços, é indescritível. É preciso muito carinho mesmo e ser muito teatral, pois os autistas são muito visuais e necessitam do lúdico. Temos que entender que o autismo é uma realidade que está presente em diversas escolas, não podemos tapar os olhos e esperar que essas crianças ajam da mesma forma que os outros. Já peguei alguns casos de autistas e de portadores de TDAH e o trabalho precisa ser diferenciado, gente. Vamos entender isso! =)

Eu não escolhi ser professora à toa, eu realmente acredito na nossa profissão e no poder que temos com nossos alunos. Acredito que vocês também não devam ter escolhido essa área à toa também, no entanto, com tantos percalços que sabemos que professores passam em seu dia a dia, muitas vezes, acabamos ficando cansados e desmotivados. Normal! Porém, temos que nos reerguer o quanto antes, voltar com todo o gás, estudar, se informar, pesquisar e, mais uma vez, se tornar o grande mágico da sala de aula.

Um grande beijo a todos os professores!

Tia Bia




segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Oi, gente!

Hoje, posto o mural de dia das mães que fiz com os meus alunos do 2º ano. Dentro de cada coração, as crianças escreveram uma palavra que lembrassem suas mães.

Beijinhos e até a próxima,
Tia Bia


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Oi, gente!

Hoje posto um cartaz que fiz com meus alunos do 2º ano, para o nosso baile de carnaval.

Beijinhos,
Tia Bia

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Boa noite, pessoal!

Galera, os livros da coleção 2014 do banco Itaú já estão disponíveis para solicitação. Eu já solicitei os meus e, com certeza, minha turminha vai adorar!

Quem se interessar, basta clicar aqui e preencher os campos. Depois, é só esperar a coleção ser entregue no endereço que você preferir. É uma ótima oportunidade para professores fazerem contações de história com as suas turmas. Eu já solicitei os meus!

Beijinhos,
Tia Bia =)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014



Hoje, posto um cartaz de Natal que fiz com a minha turma do 2º ano. As crianças adoram confeccioná-lo!

E aí, o que acharam?

Beijinhos,
Tia Bia



sexta-feira, 11 de abril de 2014

Boa noite, amadinhos!



 O post de hoje é especial!

A postagem sobre a paródia que fiz com a música "Ai, se eu te pego", para ensinar sinais de pontuação aos meus alunos do 2º ano, essa semana ultrapassou os mil acessos. Fico muito feliz de poder compartilhar minhas atividades com outros professores e, mais feliz ainda, por poder ajudá-los nessa missão de educar.
A todos vocês, o meu muito obrigada!

Então, agora postarei novamente a letra da paródia para quem ainda não teve a oportunidade de ler. Também postarei o link do vídeo no Youtube, onde meus alunos cantam a música. No vídeo não tem as imagens, somente o áudio, devido ao direito de imagem das crianças. Para ler a letra, é só rolar mais pra baixo e para ver o vídeo, clique aqui

Enfim, galera, vou ficando por aqui, afinal, hoje é sexta-feira e eu quero descansar rs.

Beijinhos,
Tia Bia

Letra:

Sinais de pontuação

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Vírgula, vírgula, já sei, é pra pausar
Eu vou separar, eu vou, eu vou separar

Sábado fui estudar
Aquele ponto de interrogação
Aprendi e agora vou usar
Toda vez que eu perguntar

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Vírgula, vírgula, já sei, é pra pausar
Eu vou separar, eu vou, eu vou separar

Depois fui aprender
Aquele ponto de exclamação
É usado em frases de medo
Surpresa e admiração

Nossa, nossa, lá vem o ponto final
No fim de uma frase, no fim de uma frase
Qual frase? Qual frase? Eu quero aprender
Frase afirmativa e frase negativa

Nossa, nossa, já sei o português
Sinais de pontuação, sinais de pontuação
Delícia, delícia, agora eu aprendi
Eu vou tirar 10, eu vou, eu vou tirar 10.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cabaninha da Leitura

"Tia, sabe quando vai ser a hora mais feliz? Hoje de noite, porque já vai ser noite e amanhã a gente vai fazer a cabaninha".

Bom, como muitos já sabem, adoro fazer coisas diferentes no meu trabalho e compartilho minhas ideias aqui para que outros professores possam usá-las em suas turmas também. Sou super a favor de incluir brincadeiras como parte do processo de aprendizagem, pois sinto que elas realmente dão resultado se aplicadas da maneira correta. A cabecinha da criança funciona da seguinte forma: quando propomos uma brincadeira, há todo um objetivo pedagógico por trás, porém a criança não enxerga isso, na cabeça dela, ela está apenas brincando e, para mim, ela está aprendendo. E como a brincadeira é algo prazeroso para ela, as chances de ela aprender o conteúdo são bem significativas.

Meus alunos são recém–alfabetizados, e tudo o que eles realmente precisam muuuito durante esse ano é ler, ler e ler cada vez mais, por isso é super importante estimulá-los. Então, o que eu decidi fazer? A Cabaninha da Leitura! Sexta–feira, pedi para que meus alunos trouxessem uma almofada, pois faríamos uma cabaninha. Não contei mais nada, apenas isso, e eles já ficaram super ansiosos, contando os dias para a chegada da quarta–feira (o grande dia). Levei lençóis de casa e pendurei sobre as cadeiras, espalhei cestinhas com livrinhos e gibis para que cada aluno pudesse escolher a história que mais lhe agradasse. Feito isso, eles escolheram o cantinho da cabana em que queriam ficar e se deliciaram com as historinhas, deitadinhos nas almofadas ou apenas sentados, cada um do seu jeito, cada um viajando na sua imaginação. E no final da atividade, eles lamentaram: “poxa, já acabou?”, “estava tão gostoso”, “adorei essa brincadeira”. Depois, conversamos sobre as histórias e cada um falou um pouco sobre o que leu. É o início de um grande prazer pelos livros!

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” (Rubem Alves)