segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Praticando a leitura e escrita.

E aí, galera!

Tenho uma novidade que pode motivar muito os seus alunos e, o melhor, inconscientemente. Calma, calma, vou contar!

Bom, eu tenho como característica usar tudo o que a tecnologia pode oferecer a nosso favor. E gosto muito de usar isso com os meus alunos também, afinal, eles já nasceram nessa era digital e esse mundo atrai seus olhares e sua atenção facilmente, propiciando uma aprendizagem lúdica e prazerosa.

Enquanto estava no meu facebook, observei que um aluno da minha turma cria pequenas histórias em quadrinhos, através de um aplicativo chamado Bitstrips. Ele é excelente para crianças de 7 à 10 anos, principalmente para alunos do 2º e 3º anos, que precisam praticar bastante a leitura e escrita. Eles podem criar suas personagens, roupa, cabelo, e tudo mais.

Então, para motivar os meus próprios alunos, eu mesma me tornei um membro desse aplicativo. Conversei com eles em sala de aula sobre a importância de ler e escrever, e disse que todo dia faria esses quadrinhos e que se eles quisessem, poderiam criar também.

Enfim, todo dia escolho um aluno diferente e posto uma historinha que fiz com ele. Lembrando sempre que toda história apresenta algum cunho pedagógico. Depois que posto a imagem na minha timeline, escrevo uma legenda com alguma pergunta e marco todos os alunos que tenho no meu perfil, para que eles possam comentar o assunto, aprendendo a sempre expor suas opiniões e, cada vez mais e mais, praticar a escrita, que é tão importante.

Eles acharam o máximo e nenhum conhecia, a não ser o aluno que já usava. A partir desse dia, comecei a observar vários quadrinhos desses aparecendo na minha timeline, eram eles escrevendo suas próprias criações, uma atrás da outra, deixando a criatividade aflorar e praticando prazerosamente a leitura e escrita.

Enfim, galera, é isso. Espero que vocês tenham gostado e consigam, de certa forma, utilizar essa ideia com os seus pequenos. Veja as fotos de algumas histórias que criei e que eles criaram também. Comentem o que vocês acharam.

Beijinhos,
Tia Bia.


 






FEIRA DA CULTURA - TEMA: BRASIL

Olá, amores!

Já faz um tempinho que aconteceu a feira da cultura na escola em que trabalho. Devo dizer que foi muito legal, pois o tema que escolhi para a minha turma foi nada mais, nada menos que Brasil. Um assunto riquíssimo, capaz de abordar diversas áreas do conhecimento e de fácil entendimento para os alunos da faixa etária dos meus, que é de 7 e 8 anos.

Dividi a minha turma em seis grupos: Amazônia, Cristo Redentor (ou, se você preferir, poderá abordar os pontos turísticos de uma forma geral. Eu falei sobre o Cristo porque ele é uma das sete maravilhas do mundo), Comidas típicas, Esportes, Festas típicas e Jogos (atividades feitas com os convidados).

Veja algumas fotos tiradas no evento.

1 - Grupo das festas populares brasileiras. Foram abordadas as festas: carnaval, festa junina, frevo e bumba meu boi. (Antes de confeccionar as atividades, eu inseri no planejamento, aulas sobre essas festas, preparei folhinhas xerocadas com exercícios e tudo, pois não considero ideal fazer atividades só por fazer, principalmente para uma feira cultural. Acredito que toda atividade tem que ter um cunho pedagógico. Quando preparei as folhinhas no Word, fiz uma pesquisa sobre cada tema, então elaborei um texto com perguntas sobre cada festa. Esses trabalhinhos foram feitos em dias diferentes, cada festa foi abordada em um dia diferente, de acordo com o planejamento).




2 - Grupo dos jogos. Foi o último stand da apresentação, os convidados chegavam e participavam de brincadeiras como: jogo da memória, quebra-cabeça e quiz. Em seguida, recebiam a lembrancinha, uma arara azul feita com EVA e ímã.




3 - Grupo dos esportes. Foram abordados os seguintes esportes: futebol, vôlei, automobilismo e ginástica olímpica. (Também preparei folhinhas explicativas e com exercícios, falando sobre esses esportes. Cada dia da semana, falamos sobre um esporte diferente).


 




4 - Grupo do Cristo Redentor. Nesse stand foram abordadas muitas curiosidades sobre o monumento,  símbolo da cidade do Rio de Janeiro. (Também preparei folhinhas explicativas e com exercícios sobre a história do Cristo Redentor).





Os alunos também escreveram postais para seus familiares. Incluí no planejamento para que cada criança levasse um cartão postal com a imagem do Cristo Redentor. Nessa aula aprendemos a como escrever em postais e para que servem.


5 - Grupo das comidas típicas. Os pratos típicos abordados nesse stand foram: brigadeiro (você sabia que esse doce é totalmente brasileiro? Os alunos prepararam essa delícia e ainda descobrimos a história desse doce que faz tanto sucesso), acarajé, açaí, churrasco e feijoada. No planejamento, coloquei um dia para prepararmos brigadeiro, fizemos leitura dos rótulos dos ingredientes, localizamos o nome do ingrediente, sua marca, peso e data de validade. Depois que preparamos os brigadeiros, entreguei uma folhinha explicativa e com perguntas sobre a história desse doce.






6 - Grupo da Amazônia. Nesse stand abordamos os seguintes assuntos: biodiversidade, desmatamento, biopirataria e animais em extinção.  Para cada assunto, elaborei uma folhinha explicativa e com exercícios, para que eles pudessem compreender bem o assunto.







7 - Painel temático (ficou no quadro): bandeira feita com reaproveitamento de materiais. Para fazer, juntamos 4 cartolinas verdes, tampinhas azuis, caixa de leite (que pintamos de amarelo) e garrafas pet na cor verde, que cortamos em tiras curtas e grossas e colamos com fita adesiva. Para fazer a faixa, utilizamos caixa de leite, pintamos com guache amarelo e escrevemos a frase com cola colorida verde. Todo o material foi solicitado aos alunos, através de um bilhete na agenda.




9 - Entrada da sala: Bandeira do Brasil com tiras de TNT penduradas na porta, nas mesmas cores.


Boa noite, pessoas!

Você sabia que as notinhas rápidas das regras da língua portuguesa nos ajudam a entender melhor e mais facilmente? Por isso, a partir de hoje, postarei algumas dessas aulinhas básicas de português. Vamos todos ficar craques no nosso idioma.

Beijinhos e até mais.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Boa noite, amorecos!

Como diria meu irmão, "espirra, besta, que hoje é sexta". Rsrs.

Bom, mas falando sério agora, acho que o folclore vem perdendo sua força a cada ano que passa e é importante resgatarmos essa parte tão importante da nossa cultura.

Para trabalhar essa data, fiz com a turma um cartaz sobre o bumba meu boi, mergulhamos profundamente na história e fizemos um "bumbinha" com sucata. Mas vamos aos poucos, primeiro o cartaz, depois o brinquedo.

E aí, o que acharam?

Desejo a todos um ótimo final de semana!

Beijinhos,
Tia Bia.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lugar de lixo é na lixeira!

Bom, hoje posto a foto que tirei da lixeira da minha turma após o recreio e ela permanece assim até o fim da aula. Converso muito com os alunos sobre a questão do lixo, pois é uma grande preocupação minha. Nada de lixo transbordando, lixo no chão ou ponta de lápis fora da lixeira. Para deixar tudo direitinho, é copo dentro de copo, embalagem de biscoito dentro de outras embalagens, papel amassado dentro dos copos de guaraná natural.

Não é o fato de ter alguém da limpeza para limpar, que podemos deixar tudo sujo, é questão de educação!
  
E não venha me dizer que você só joga lixo na rua porque não há lixeira suficiente, me desculpe, mas essa é a pior das desculpas mais esfarrapadas de todas. Guarde no bolso, na bolsa, jogue na lixeira de uma padaria, guarde na carteira. Enfim, a falta de lixeira não cola mais, né? Tudo é muito fácil quando a gente quer.  

O lixo jogado nas ruas causa o entupimento dos bueiros, acarretando os alagamentos em várias ruas do Brasil, que, por sua vez, se mistura com a urina dos ratos, podendo transmitir doenças. Sem contar que a poluição agride o meio ambiente e não devemos esquecer que precisamos dele para viver, ainda que muitas pessoas achem que podem fazer tudo e que nunca serão atingidas pelos males à natureza.

À essas pessoas eu só digo uma coisa, a Amazônia, que possui uma biodiversidade muito rica, detém a maior parte do oxigênio do planeta, porém, se o desmatamento causado pelo burro e "invencível" ser humano continuar, em 40 anos ela estará totalmente devastada. E então eu te pergunto, realmente você acha que se continuar do jeito que está, nada acabará? Porque é impossível alguém achar que a natureza é inesgotável. E aí, e quando acabar, como vai ficar? Pois eu te respondo, quando ela acabar, a gente acaba junto com ela. E todo aquele dinheiro sujo que você juntou derrubando árvores e traficando animais, não fará você e sua família serem eternos.

Temos que fazer a nossa parte e devemos criar esse hábito desde cedo nas crianças. Enfim, está aí o resultado!

Eu estou fazendo a minha parte e você?

Beijinhos,
Tia Bia.



Feliz dia da vovó!

Para essa data tão especial, para quem tanto nos amou, fiz com a minha turminha esse cartaz. Confesso que, para fazê-lo, lembrei muito da minha tão amada avó, Dona Sueli, que até hoje cerca de mimos a sua única neta rs.

E como diz um trecho da letra maravilhosa da música Dona Cila, de Maria Gadú...

"De todo o amor que eu tenho, metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida, sorrindo e fazendo o meu eu"

Beijinhos,
Tia Bia.



Boa noite, pessoinhas!

Sei que acabei deixando o blog meio de lado, mas estou voltando com tudo agora. Aguardem que sempre irei atualizá-lo!

Para esse retorno, posto hoje a foto do cartaz que fiz com a minha turma, para a festa junina da escola. Particularmente, um dos cartazes que mais gostei de fazer com a criançada.

Beijinhos,
Tia Bia.