segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Praticando a leitura e escrita.

E aí, galera!

Tenho uma novidade que pode motivar muito os seus alunos e, o melhor, inconscientemente. Calma, calma, vou contar!

Bom, eu tenho como característica usar tudo o que a tecnologia pode oferecer a nosso favor. E gosto muito de usar isso com os meus alunos também, afinal, eles já nasceram nessa era digital e esse mundo atrai seus olhares e sua atenção facilmente, propiciando uma aprendizagem lúdica e prazerosa.

Enquanto estava no meu facebook, observei que um aluno da minha turma cria pequenas histórias em quadrinhos, através de um aplicativo chamado Bitstrips. Ele é excelente para crianças de 7 à 10 anos, principalmente para alunos do 2º e 3º anos, que precisam praticar bastante a leitura e escrita. Eles podem criar suas personagens, roupa, cabelo, e tudo mais.

Então, para motivar os meus próprios alunos, eu mesma me tornei um membro desse aplicativo. Conversei com eles em sala de aula sobre a importância de ler e escrever, e disse que todo dia faria esses quadrinhos e que se eles quisessem, poderiam criar também.

Enfim, todo dia escolho um aluno diferente e posto uma historinha que fiz com ele. Lembrando sempre que toda história apresenta algum cunho pedagógico. Depois que posto a imagem na minha timeline, escrevo uma legenda com alguma pergunta e marco todos os alunos que tenho no meu perfil, para que eles possam comentar o assunto, aprendendo a sempre expor suas opiniões e, cada vez mais e mais, praticar a escrita, que é tão importante.

Eles acharam o máximo e nenhum conhecia, a não ser o aluno que já usava. A partir desse dia, comecei a observar vários quadrinhos desses aparecendo na minha timeline, eram eles escrevendo suas próprias criações, uma atrás da outra, deixando a criatividade aflorar e praticando prazerosamente a leitura e escrita.

Enfim, galera, é isso. Espero que vocês tenham gostado e consigam, de certa forma, utilizar essa ideia com os seus pequenos. Veja as fotos de algumas histórias que criei e que eles criaram também. Comentem o que vocês acharam.

Beijinhos,
Tia Bia.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário