sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Interdisciplinaridade

Boa noite, amores da Tia Bia! Que delícia de sexta-feira, não? E agora o fim de semana chegou para dar todo aquele gás de que a gente precisa. Mas agora, vamos ao que interessa.

O post de hoje fala sobre interdisciplinaridade, que começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71, e promove desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento.

Bom, como os meus alunos já estão mais maduros e já compreendem melhor o processo da escrita, usando os sinais de pontuação, parágrafos e conhecendo alguns diferentes tipos de texto, decidi exigir um pouquinho mais deles a partir do 3º bimestre e, para as aulas de redação, passei a criar folhinhas diferentes, onde eles pudessem de fato, expor suas opiniões e desenvolver um texto sobre determinado assunto relevante, mas que de certa forma, fizesse parte de suas vidas, que pudessem escrever com base em suas experiências e levando em conta, também, a idade deles.

Então, optei por trabalhar através da redação, conteúdos de outras matérias, que acredito serem importantes para o desenvolvimento do aluno. Acho muito bom fazê-los pensar sobre esses assuntos e saber como passar seus pensamentos e ideias para o papel. Abaixo seguem algumas folhas que selecionei, em breve postarei mais. Espero que vocês tenham curtido a ideia.

Um beijão e excelente fim de semana para todos,
Tia Bia.

1 - Que tal falar sobre as profissões e funções desempenhadas por cada profissão?


2 - Desperdício de água, um grande problema.


3 - Com o verão chegando e, consequentemente, aumentando a quantidade de chuva, os cuidados com a dengue pode ser um ótimo assunto a ser trabalhado.


4 - A importância da leitura e escrita. Acho ótimo eles desenvolverem o gosto pela leitura e, melhor ainda,  terem consciência dos benefícios que ela traz, como também dos males que podem acontecer a todos que não leem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário