terça-feira, 20 de março de 2018

MOSTRA PEDAGÓGICA - PROJETO EXTRAORDINÁRIO

Oi, gente!!!

Sábado passado aconteceu a Mostra Pedagógica da escola que trabalho, o Colégio Pedro II - Campus Realengo I. Nesse evento todos os professores fazem a exposição de trabalhos desenvolvidos com suas turmas. Eu selecionei alguns trabalhinhos de projetos que desenvolvi com a minha turminha e trouxe aqui pra vocês. Cada postagem mostrará um projeto para não ficar muito longo.

Primeiro projeto: Extraordinário
Minha turma é de 2º ano e já comecei a observar que uma criança estava praticando bullying, suas atitudes eram bem agressivas e ela não conseguia se colocar no lugar do outro. Para solucionar isso, levei para a sala o livro Extraordinário, que li e guardei com muito carinho na minha "galeria dos livros preferidos". Para quem não sabe, é a história de um menino de 10 anos chamado August, que nasceu com uma doença no rosto e precisou passar por muitas cirurgias, mas ainda assim, não possui um rosto comum. O menino nunca estudou numa escola, sua mãe é quem lhe dava aulas, mas quando ele vai para o 5º ano, seus pais decidem colocá-lo numa. A partir daí, o desafio de August é encarar a escola, mesmo sabendo do preconceito que, infelizmente, muita gente ainda tem.

Apesar do livro ter mais de 300 páginas sem gravuras, ele tem uma pegada infantil, pois é narrado pelo August a maior parte do tempo e, depois, por sua irmã e seus amigos. Além disso, ele é dividido em pequenos subcapítulos, por isso, decidi levá-lo para a sala de aula e todo dia eu lia um subcapítulo para as crianças e depois fazíamos uma roda de conversa sobre o que foi lido. Também realizamos alguns debates e atividades em sala sobre bullying. Os alunos gostaram tanto da história que alguns até compraram o livro e muitos assistiram a adaptação no cinema. Fizemos cartazes sobre atitudes extraordinárias (anti-bullying) e no fim, criamos o nosso livro da gentileza, onde selecionamos por votação algumas atitudes gentis que podemos ter na nossa vida. As crianças confeccionaram a capa e em cada página do livrinho, elas escreveram uma atitude gentil e um desenho representando.

Com o passar do tempo, os problemas em relação ao bullying desapareceram! Abaixo estão algumas fotinhos pra vocês verem.

Beijinhos,
Tia Bia















4 comentários:

  1. Olá,
    Poderia me dizer qual foi a ideia do cofrinho que realizou com as crianças. Achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Ola! Você pode falar um pouco mais sobre o projeto? Eu agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Você pode dar mais informações sobre o projeto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Poderia me ajudar a trabalhar o extraordinário com turma de 2 anos?

    ResponderExcluir