Oi, gente!!!
Como eu escrevi no post passado, dia 17/03 foi a Mostra Pedagógica da escola que trabalho, o Colégio Pedro II - Campus Realengo I, onde os professores fazem a exposição dos trabalhos realizados com as turmas. Para a postagem não ficar muito longa, decidi dividir e mostrar cada dia um projeto desenvolvido com a minha turminha. Ontem mostrei o Projeto Extraordinário, que falava sobre bullying, se você ainda não viu, clique aqui. Então, vamos agora ao próximo projeto.
Segundo projeto: Baía de Guanabara / Meio ambiente
Turma: 2º ano
O conteúdo sobre a Baía de Guanabara faz parte da disciplina de ciências lá na escola. As crianças foram ao laboratório de ciências e puderam ver como esse ambiente era no passado e como é hoje, analisando as semelhanças e diferenças e observando a ação do homem no decorrer dos anos. Além disso, descobriram a fauna e flora características daquela região e o significado dos botos cinzas na bandeira do Rio de Janeiro. Perceberam que muitos dos animais de lá, já quase não existem mais e vivem em condições precárias devido a poluição existente no local.
A partir disso, realizamos vários debates sobre o despejo do lixo em lugares inadequados e suas consequências. Fizemos rodas de conversas trazendo situações que vemos no nosso dia a dia onde pessoas jogam lixo na rua, nos transportes públicos, nas praias, parques, rios e mares e fortificamos a importância do lixo ser jogado na lixeira, além de pensarmos em soluções caso não tenha nenhuma lixeira por perto.
Depois fizemos uma pesquisa no caderno sobre os prejuízos que o ser humano trouxe para a Baía de Guanabara, também pedi para que as crianças trouxessem várias imagens desse local poluído. Em seguida, fizemos uma lista com várias frases de respeito ao meio ambiente e cada criança escolheu a sua para escrever num papel. Após isso, o aluno escolheu a imagem que mais lhe impactou e colou abaixo da frase escolhida. Muitas crianças ficaram realmente impressionadas com as imagens ao perceberem a quantidade de lixo acumulado e de animais mortos, seja pelo despejo de óleo no ambiente ou por engasgo quando o animal confunde o lixo com comida.
Para finalizar, realizamos um grande cartaz com o desenho de um peixe que foi confeccionado com alguns materiais que são jogados no meio ambiente: rolinhos de papel higiênico, embalagens, tampinhas e caixinhas. O objetivo era que as pessoas entendessem que o peixe foi confeccionado dessa forma porque comeu muito lixo despejado na Baía de Guanabara, causando sua morte. Em volta do bichinho, colei as frases das crianças com as imagens que elas escolheram.
Foi um projeto muito importante, pois é essencial que as crianças compreendam que as ações dos seres humanos podem causar consequências terríveis ao meio ambiente e, consequentemente, a nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário