O cuidado com a voz é importante para o bem-estar do professor e também colabora com a prática pedagógica.
Problema e mudança
A
professora Alexandra Hardt Carlini, do Colégio Piramis, fez um
tratamento e mudou seus hábitos em sala após o aparecimento de nódulos
na garganta.
O professor faz parte de uma das categorias profissionais que mais se
comunicam oralmente durante o trabalho. Todos os dias, fala por várias
horas para cerca de 30 pessoas, frequentemente em um ambiente com
interferências externas, o que o leva a forçar cada vez mais a voz. Sem
entender os sintomas, muitos levam essas situações até o limite, quando
as cordas vocais estão feridas, o que interfere na rotina de trabalho.
Segundo Leslie Ferreira, coordenadora do Laboratório de Voz (Laborvox),
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cerca de 60%
dos docentes apresentam sintomas como rouquidão, cansaço ao falar,
disfonia e pigarro. Fabiana Zanbom, fonoaudióloga do Sindicato dos
Professores de São Paulo (Sinpro), acrescenta: "Como há pouca informação
sobre o tema, muitos professores não procuram ajuda e a maioria chega
ao consultório médico já com alterações de voz". Para ela, a orientação
durante a faculdade de Pedagogia e os cursos de licenciatura poderia
colaborar para que esse tipo de problema se tornasse menos comum.
Quem já chegou ao limite precisa buscar atendimento médico, mas o melhor
caminho é a prevenção. O Ministério da Educação (MEC), no entanto, não
tem um programa voltado a evitar os distúrbios vocálicos. E, embora
muitas redes de ensino promovam ações nesse sentido, a maior parte delas
é pontual e não existe mais. Faltam, portanto, programas permanentes
que orientem os educadores.
Para tentar preencher essa lacuna, foi criado em 2011 um grupo de
discussão no Ministério da Saúde. A iniciativa não é exclusivamente para
escolas e nos próximos meses deve ser lançado um documento com
indicações para garantir ambientes de trabalho mais saudáveis e
organizados. As orientações incluem, por exemplo, controle de ruído,
ventilação correta e espaços para descanso.
Pequenos ajustes
Mudanças simples em seus hábitos podem colaborar para preservar a sua voz e evitar problemas futuros
Sem ruídos
Feche as portas e as janelas para ajudar a
manter a concentração da turma e poupar sua voz da competição com o
ruído que vem da rua e do corredor.
Postura ereta
Ao ficar em pé, você consegue se
expressar com mais facilidade e tem um controle maior sobre os alunos.
Evitando a bagunça, poupa a voz.
Ajuda do som
Converse com a coordenação da escola para
que ela disponibilize microfones a todos que necessitam. Faça acordos
com os alunos para eliminar os gritos.
Longe do quadro
Se você usa giz, o pó pode ser inalado e
secar sua garganta. Por isso, fale virado para a turma. A atitude
também favorece a comunicação com a classe.
Momentos de pausa
Quando os alunos estão fazendo um trabalho em grupos, aproveite para poupar a sua voz para a continuação da aula.
Um santo remédio
Tomar água propicia intervalos e hidrata as cordas vocais. Prefira o líquido a pastilhas, que podem fazer mal, em vez de ajudar.